Pular para o conteúdo

Meus Traços.Reinado de Congo

IMG_9980 - Copia

Eventos Folclóricos são um encanto. Na cidade de Santo Antônio da Alegria localizada no estado de São Paulo bem na divisa de Minas Gerais, ocorre um que conheço desde bem pequena que é a Festa do Congo. Quando era feriado de 7 de setembro, geralmente viajava pra lá e era o máximo pois observava as apresentações culturais. Para quem não conhece Congado ou como mais conhecido Congada, é uma manifestação cultural folclórica religiosa de influência africana. Sua origem vem da lenda do Chico-Rei, que segundo sua história ele era um rei de uma tribo no reino de Congo e que foi trazido ao Brasil através de portugueses traficantes junto com mais de 400 negros para serem escravos.

No Brasil trabalhando como escravo conseguiu comprar sua liberdade e de seus companheiros. Nisso se organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a igreja do Alto da Santa Cruz. Na festa dos Reis Magos que acontece em janeiro e na de Nossa Senhora do Rosário em outubro, acontecia o reinado de Chico-Rei, que era coroado antes da missa junto com a rainha e sua corte com trajes típicos e também com os dançarinos e músicos, ao som de caxambus, pandeiro marimbas, canzás em intensas ladainhas. Não se tem registros sobre Chico-Rei mas suas histórias são passadas de geração a geração.

Mantendo a tradição atualmente, a congada virou uma festa popular religiosa afro-brasileira misturada com a religião católica. Um ritual que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, geralmente ocorridos na festa do Rosário no mês de outubro, diferente de Santo Antonio da Alegria que ocorre em Setembro. Os instrumentos musicais utilizados são cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco e os congadeiros vão atrás da cavalgada que segue com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário que são divididos em turmas chamados de ternos.

É lindo demais ver as manifestações sobre a praça em frente a igreja, as danças cheias de coreografias e a melodias devotas aos santos padroeiros.

Na faculdade tive aula de Folclore Brasileiro e tive o prazer de poder fazer um trabalho sobre essa tradição, no qual me fez querer saber mais e principalmente amar essa cultura. O que fico mais feliz é que vendo estas manifestações é que tem muitas crianças sendo motivadas a manter essa tradição folclórica. Se gosta de folclore brasileiro acho que você deveria conhecer esse tipo de festa, já que é comum em todo nosso país, e vale muito a pena prestigiar essa celebração encantadora. Em Santo Antônio da Alegria irá acontecer entre os dias 9 e 12 de setembro. Com certeza vou nesta celebração e postarei no meu Instagram, fiquem ligados.

BJ

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Quem escreve e se manifesta!

Olá como vai?! Eu me chamo Janaina Ferreira mas pode me chamar de Jana. Bom o que posso falar um pouco sobre minha pessoa é que sou uma mulher bem curiosa e geminiana com ascendente em virgem. Formada em Artes Plásticas, essa é uma área que faz parte de mim desde aos 5 anos de idade quando pegava escondido cadernos do irmão pra rabiscar histórias aleatórias e conhecer o universo anime através de Sailor Moon, que inclusive é meu desenho predileto. Gosto da estabilidade mas detesto rotina, portanto  gosto de vivenciar experiências novas independentemente da situação. O mundo da moda também sempre esteve presente desde minha adolescência querendo obter um estilo próprio, sonhava ser fotografada em revistas, participar de desfiles, etc e atualmente trabalho como modelo sendo assim realizando esse sonho. Tento sempre ver o lado bom das coisas pois é assim que amadurecemos. Amo fazer brigadeiro mas me esforço a ter uma alimentação saudável (claro que não  tem como negar aquela pizza). Orgulhosa de ter um cabelo crespo, vejo também a importância da mudança de vez ou outra. Dançar e fotografar é algo que amo fazer. O blog veio como intuito de poder mostrar meu universo bem amplo, tanto em contar rotinas e gostos como também pensamentos e experiências então seja bem vindo!

@__janaferreira__

Receba as notificações do blog

Follow Jana Ferreira on WordPress.com
Fandub BR

DiVersão Brasileira

Capricho

Notícias sobre séries, música e famosos. Discussões sobre saúde mental e feminismo. Truques de moda e beleza que valorizam quem você é. Previsões para seu signo e muito mais

Loucuras de Julia ♥

Moda, cultura e loucuras em um só lugar!

filipe insights

Pensamentos, Ideias e um pouco mais

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: